Diagnóstico dos elementos originários do conflito

O cerne da Metodologia de Ressignificação de Conflitos® visa diagnosticar a causo do conflito, por meio de uma abordagem transformativa, transformando não apenas a visão das partes sobre o conflito, mas até mesmo as próprias partes conflituosas. Isso ocorre por meio do fortalecimento do diálogo e do redirecionamento do olhar desconectado das emoções, a fim de amenizar os efeitos do conflito, proporcionando assim a sua ressignificação.
Dentro da Metodologia de Ressignificação de Conflitos®, um dos pontos basilares para o sucesso da abordagem está na sistemática de diagnóstico do ponto originário do conflito.

Geralmente, no dia-a-dia, fazemos uso de um raciocínio sintético, ou seja, quando se descreve para uma pessoa uma série de acontecimentos, ela seria capaz de imaginar ou deduzir qual o resultado provável.
Contudo, para estabelecer o diagnóstico do ponto originário do conflito, faz-se necessário um raciocínio retroativo ou analítico. Esse raciocínio possibilita dissecar o conflito e vislumbrar o conjunto de fatores que levou àquele resultado.
Com os elementos extraídos dessa dissecação, é possível separar os conflitos dos problemas e, principalmente, os problemas das pessoas, dando o primeiro e talvez maior passo para uma real resolução dos conflitos.